Projeto de Padaria


O PROJETO DE ARQUITETURA DE UMA PADARIA

Temos várias situações em um projeto de uma padaria, uma padaria totalmente nova, uma reforma de uma já existente, uma ampliação, uma troca de ponto, uma mudança de conceito, uma padaria hot point ( ponto quente ) sem fabricação, apenas com forneamento, sendo abastecida por outra unidade ou utilizando produtos congelados.

Temos também que definir o porte da padaria, que pode variar de 40m2 até 500m2 ou mais.

Atualmente as padarias estão optando por serviços que vão além do pão propriamente dito, temos diversas situações de combinações, prevalecendo a lanchonete, hoje em dia também a refeição, o serviço de cafeteria mais sofisticada, choperia, e os serviços de Delivery, e a conveniência, com produtos que atendem o consumidor que consome os produtos de consumo imediato para uso doméstico. 

Todas estas possibilidades e outras mais devem ser precedidas de um projeto de arquitetura, que vai maximizar os resultados e minimizar os problemas.
Um estudo que vai desde a escolha do ponto, a formação do conceito de negócio, um estudo do público alvo, e um planejamento de investimento, com cronograma e faseamento de toda as etapa de montagem.

A escolha do conceito se desdobra em projeto arquitetônico, eficiente e atraente, também o layout com divisão de áreas com o máximo de racionalidade, com produção projetada de acordo com o porte e com eficiência operacional.

Todo esse planejamento já foi considerado supérfluo e atualmente é fator fundamental, e com isso todo o capital investido deve ser utilizado sem desperdício e com segurança pelo empreendedor.



Abaixo alguns exemplos de projetos de padarias.

Este projeto abaixo é de uma padaria em Parada Modelo - Rio de Janeiro RJ, é uma padaria com mais de 45 anos de existência, tem características de o local ser uma parada de estrada onde as pessoas fazem um lanche de viagem.
É um projeto de reforma com mudança de conceito de atendimento e de agilidade operacional. 


















Exemplo de projeto de padaria em Petrópolis - RJ


Este é um projeto novo de uma padaria em um posto de abastecimento de combustíveis, em uma via importante da cidade serrana de Petrópolis, junto do posto temos uma drogaria ,um Bob's sorvetes e uma Americanas Express.

Foi um conceito de Hot Point com 95 m2 de área total, sendo 65 m2 de atendimento, e 30 m2 na retaguarda apenas com forno, onde os produtos chegam de uma outra padaria sendo alguns forneados no local.

Há serviço de lanchonete com 30 lugares e na hora do almoço serviço de refeição com apenas um tipo de prato por dia.

Esta loja é um sucesso e há momentos que 40 pessoas são atendidas, tanto no balcão quanto na lanchonete com conforto.












Exemplo de projeto novo de padaria convencional em Xerem - RJ 








Nenhum comentário: